Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico
Início do conteúdo da página

Histórico

            Em 1988 foi materializada uma grande ideia, acalentada pelos Artilheiros da Guarnição de Brasília: Nascia um Núcleo da ORDEM DE SANTA BÁRBARA, cujo primeiro Comandante, Gen Ex DÉCIO BARBOSA MACHADO, resolveu adotar, como símbolo da nova organização, a CHAVE DO PORTÃO DAS ARMAS, réplica da chave da tradicional FORTALEZA DE SANTA CRUZ (NITERÓI - RJ), que fica sob a guarda do Comandante da Ordem.
            Em 04 de Dezembro 1992, o então Comandante Gen Ex HAROLDO ERICHSEN DA FONSECA, corporificou a ideia inicial, criando a AUGUSTA ORDEM DE SANTA BÁRBARA DE BRASÍLIA.
           Da liturgia da Augusta Ordem, originou-se, na mesma data, uma Unidade Simbólica da Poderosa Arma, o GRUPO SANTA BÁRBARA, sob o mesmo Comando.
          O GEN Ex NEY DA SILVA OLIVEIRA, Comandante de Operações Terrestre, em 28 abril de 1995, como Comandante da Ordem e do Grupo organizou o tradicional acervo da organização num mostruário.
           O 32º GAC, GRUPO D. PEDRO I, e o 11º GAAAe, GRUPO BRIGADEIRO EDUARDO GOMES, Organizações Militares sediadas em BRASÍLIA-DF, revezaram-se como Guardiões desse precioso acervo, cabendo tal honraria àquela encarregada das festividades comemorativas do Dia de SANTA BÁRBARA no ano em curso.
            No dia 30 de setembro de 2016, na presença do Gen Ex JUAREZ APARECIDO DE PAULA CUNHA, Comandante da Augusta Ordem de Santa Bárbara, e dos Artilheiros de Brasília e de Formosa, da ativa e da reserva, o acervo foi passado, em definitivo, para o 6º GMF, GRUPO JOSÉ BONIFÁCIO E PRESIDENTE ERNESTO GEISEL, Organização Militar sediada em FORMOSA-GO que concentra o maior poder de fogo da força terrestre e sede do Comando de Artilharia do Exército, unindo a  tradição e a modernidade da Artilharia do Brasil.

registrado em:
Fim do conteúdo da página